O Ser humano pra mim é um conjunto de forças; obviamente , quanto mais equilibradas, vão gerar um tipo de comportamento;
Isso é sua energia verdadeira, aquilo que te faz bem;
Ao contrário disso, temos as máscaras; quem já não usou uma ou várias pra sobreviver nesse mundo? Portanto, não cito isso como julgamento, apenas como estudo;
Se está te fazendo bem, vá em frente; mas o que acontece na maioria das vezes é que essas máscaras são muito superficiais; hora ou outra elas "perdem a validade"... e vc é meio que obrigado a resgatar sua Alma; (que está aí o tempo todo, mas só aparece quando vc deixa)
São aqueles "tipos"que vc inventa; os "papeis": papel de mãe, de pai, de filho, de amigo; aí vc inventa um roteiro assim: mãe age assim assado, amigo é só de tal forma, e etc; faz um conceito geral, do senso comum, e simplesmente LARGA o seu BOM SENSO; e sofre!
Alguns mais comuns, só pra exemplificar:
O tipo bonzinho: ele gosta de tooodo mundo, todo mundo é ótimo, ele não sente raiva, está sempre pronto a ajudar e servir de capacho pros outros... mas por dentro está remoendo tudo;
O tipo eufórico: está sempre hiper alegre, tudo azul, maravilhoso, vive cutucando os outros, criticando quem tem depressão : - Cruzes, como pode? Levanta daí! - mas por dentro tb tem muita negatividade, e precisa dessa máscara para escondê-la
O tipo coitado: haaa... coitado.... tá sempre mal, porque o mundo é injusto, porque teve um trauma de infância, e porque os outros sempre tem que fazer suas vontades, senão ele magooooa... e por dentro seus potenciais estão lá, trancados, sua criatividade; mas ele aprendeu que sendo coitado poderá ganhar mtas vezes a maior fatia da torta..rsrsrs, então ele continua; porque a PENA infelizmente é mto difundida;
O trabalho funcional é OLHAR PRAS SUAS SOMBRAS, aceitá-las, ver com sinceridade onde não está legal, trabalhando a culpa;
Sem essa sinceridade, as máscaras ficam zanzando por aí, num mundo vazio e sem crédito.
É MUITO CHATO NÃO PODER SER VOCÊ!
Ana Paula Dutra. ˆ-ˆ
Boa tarde amiga Ana, já curti lá no face, e é mesmo assim, eu sou bem "careta", rs, não faço média com ninguém, pois não me preocupo muito se as pessoas vão ou não gostar de mim como sou.
ResponderExcluirNão uso máscaras, encaro meu "eu", nem sempre se é bem vista nisso, mas não sou grosseira, digo tudo de forma leve, sem precisar agredir, vou indo amiga, acho até que já sabes um pouco como sou, sou mesmo assim como me mostro, escrevo sempre o que sinto, é o meu forte ou o meu fraco, nem sei?!
Mas é bom pra mim, sendo assim tô por demais de feliz!
Feliz mais ainda por ter bons amigos para trocar conhecimentos.
Abraço apertado!
Sim, Ivone; já percebi que vc é natural e autêntica, e não liga mto mesmo pro que os outros vão falar; é, mtas vezes isso não é bem visto...rsrsrsrs; justamente por conta das máscaras do mundo; mas a Alma adora ser natural! beijos! grata! :)
ResponderExcluirAmiga Aninha, eu de novo por aqui e lendo meu comentário e a sua resposta, sinto que quase nada mudou, rsrsrs,não sei se você também é assim, mas acredito que seja, quando relê seus escritos e percebe que, sua alma continua a mesma, linda e maravilhosa e desejando as mesmas coisas boas que te fazem feliz, e eu também acho isso, continuo a mesma alma que sente quase as mesmas coisas, nem percebo que estou envelhecendo, se não olho no espelho então, aí sim que digo, estou jovem demais, o amigo espelho me traz de volta para a realidade, mas é uma linda realidade, sem máscaras, sem medos, com todas as marcas que tenho direito.
ResponderExcluirNão fico nem com medo da velhice, sempre acho que tudo o que passamos é o que nos faz ver que tudo é bom e tudo vale!
Amo poder ler, reler, aprender, reaprender, hoje digo com todas as letras, não sou nada, sou só eu, deixei de ser filha,mãe, avó, sou só eu sem rótulos e regras, e amiga dos meus afins!
Abraços bem apertados linda amiga, tens uma capacidade de escrever e nunca ofender, eu também escrevo e acredito que nunca ofendo aos que me leem e me ouvem!
Ivoneee! Olha nós aqui outra vez... então, na "sociedade", aprendemos a nos ver somente através desses "papeis", ou ainda por rótulos, títulos, nome e sobrenome, profissão, etc, e muitas vezes nos apegamos a esses papeis. E assim, a Alma fica nublada, escondida. Não há espontaneidade. Vc falou algo interessante, pq essa semana, me deparei com um texto meu aqui pessoal num caderno, de muitos anos atrás. Eu li e SENTI: nossa, minha Alma já estava ali. Parece q escrevi hoje mesmo...kkk. Eh engraçado, foi mto bom reler! Acho que tudo faz parte do Caminho, e estou sempre aprendendo. Muito legal saber isso, seu feedback, de que não ofendo. Pq escrevo com muita Firmeza, "mando na lata", na sinceridade, e sempre tenho muito cuidado com isso. Pq o objetivo não é realmente ofender, mas sim acrescentar, transformar! Um beijo com todo meu Carinho e Respeito a vc ! Até :)
ExcluirQue leveza, nossa, se eu pudesse encontrar mais pessoas como você seria o paraíso aqui mesmo na Terra, em vida material,pois a espiritual não tem distância, tampouco barreiras!
ExcluirVocê disse tudo, fala/escreve com firmeza, ser você mesma te dá essa maravilha de boa comunicação.
Amo poder escrever em blogs por isso, posso colocar minha alma e quem quiser aproveitar as boas coisas que há de intenção, ótimo, ser sincero não é confundir com grosseria!
Amo te ler, me sinto bem e sinto suas boas energias, obrigada linda amiga, por ser minha amiga, sou tua amiga também!
Abraços bem apertados!
Abraços e beijos! ;)
Excluir